Saltar para o conteúdo

Rua Francisca Júlia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rua Francisca Júlia
Rua Francisca Júlia
Rua Francisca Júlia, em Santana.
Rua Francisca Júlia
Extensão aprox 600
Início Rua Voluntários da Pátria
Subprefeitura(s) Santana/Tucuruvi
Bairro(s) Santana (região do Alto de Santana)
Fim Rua Augusto Tolle

A rua Francisca Júlia é um logradouro do município de São Paulo, SP, Brasil.

Essa rua começa na Rua Voluntários da Pátria, na zona norte, liga-se a vias do Alto de Santana, como Rua Pontins, Rua Paulo Gonçalves, Rua Alphonsus de Guimaraens, Rua Ana Benvinda de Andrade, Rua Maria Rosa de Siqueira, passa por duas praças e termina na Rua Augusto Tolle.

Quem Foi Francisca Júlia?

[editar | editar código-fonte]

Francisca Júlia da Silva Munster, era uma poetisa brasileira, nasceu na antiga Vila de Xiririca, hoje Eldorado, no Vale do Ribeira, São Paulo. Colaborou no Correio Paulistano e no Diário Popular.

Escultura Musa Impassível. Créditos: Leandro Lanzoni.

Em 1923 o Senado aprovou a implantação da estátua "Musa Impassível" sobre o seu túmulo no Cemitério do Araçá, esculpida em por Victor Brecheret. Atualmente a estátua situa-se na Pinacoteca de São Paulo. [1][2]

Outros autores simbolistas foram homenageados também com ruas do Alto de Santana, existindo as esquinas Rua Francisca Júlia x Rua Alphonsus de Guimaraens e Rua Francisca Júlia x Rua Paulo Gonçalves.

Características

[editar | editar código-fonte]

A rua Francisca Júlia é uma das mais importantes do alto de Santana. Possui grande concentração residencial. Destaca-se por seus edifícios de classe média-alta e classe alta.

Na sua extensão, encontram-se bares, lojas, restaurantes e aproximadamente 23 edifícios residenciais. Também situam-se a Associação Arautos do Evangelho do Brasil‎ e o Sindicato dos Empregados de Edifício de São Paulo‎.




Referências

  1. «Consulta Histórico de Logradouros». Consultado em 4 de julho de 2009 
  2. «Francisca Júlia da Silva». Consultado em 6 de julho de 2009